+39 06 8091 0011 contact@iclaret.org

Celebremos a proximidade

Dec 23, 2020 | Claretian Family, Congregation, Mathew Vattamattam

Meus queridos irmĂŁos, querida FamĂ­lia Claretiana e amigos:

O Natal de 2020 encontra-nos a todos submetidos a vĂĄrias restriçÔes visando o afastamento do vĂ­rus invisĂ­vel da pandemia que desde hĂĄ vĂĄrios meses tem fustigado a humanidade. É neste contexto que celebraremos o Natal, ou seja, a visibilidade da presença amorosa de Deus entre nĂłs na pessoa de Jesus.

NĂŁo estĂĄ a ser fĂĄcil combater o vĂ­rus da pandemia que infeta as pessoas de um modo tĂŁo rĂĄpido e atĂ© por vezes sem dar sintomas. O vĂ­rus debilita funçÔes vitais como a respiração, e afeta o sentido do sabor e do olfato, entre outros sintomas. Temos vindo a resistir ao seu avanço, mantendo a distĂąncia, usando a mĂĄscara e desinfetando as nossas mĂŁos. Todas as esperanças de voltarmos Ă  vida normal dependem do sucesso da vacinação que estarĂĄ iminente. Como gostaria que todos nĂłs tivessemos o mesmo pĂąnico e mantivessemos a mesma vigilĂąncia em relação aos vĂ­rus espirituais que tĂȘm vindo a infectar a humanidade nos nossos tempos e que entorpecem coraçÔes e mentes, tornando-os insensĂ­veis ao mal e ao pecado!

Immagine3O Natal chega cada ano com a mensagem de que Deus se faz presente no meio de nĂłs pelo nascimento do Menino em BelĂ©m. A graça salvadora de Deus faz-se visĂ­vel e presente em nĂłs (e entre nĂłs) pela ação do EspĂ­rito do Senhor Ressuscitado. A vida no EspĂ­rito Ă© o antĂ­doto contra o vĂ­rus da corrupção, Ăłdio, dominação, ganĂąncia, e vĂĄrias formas de escravatura e atitudes desumanizantes. A vida no EspĂ­rito de Cristo faz sobressair o melhor dos seres humanos, como o amor, a alegria, a paz, a paciĂȘncia, a bondade, a bondade, a fidelidade, a mansidĂŁo e o auto-controlo (Cf. Gal 5:19-23).

Jesus faz-se presente ali onde os seres humanos celebram a autĂȘntica proximidade uns com os outros, especialmente com a humanidade sofredora; e quando nos relacionamos abertamente uns com os outros, sem ter que mascarar as nossas intençÔes. Os profissionais de saĂșde, os asistentes sociais e os agentes pastorais que tĂȘm apoiado infatigavelmente as vĂ­timas do COVID-19 sĂŁo um exemplo dessa proximidade. O Natal tambĂ©m nos convida a mantermos os nossos coraçÔes puros e higienizados para saudar a vinda do Senhor.

UnĂĄmo-nos ao cĂąntico natalĂ­cio dos Anjos: “GlĂłria a Deus nas Alturas e paz na terra aos homens por Ele amados!” (Lc 2:14). Convido-vos, caros irmĂŁos, a aprofundar esse anĂșncio que se encontra tambĂ©m incorporado nas nossas ConstituiçÔes, como objetivo da nossa Congregação (CC 2). Façamos nosso o “Fiat” da Virgem Maria, nossa MĂŁe, cujo “sim” a Deus reverteu o “nĂŁo” de Eva no jardim do Éden. O primeiro Natal teve lugar na simplicidade e pobreza da manjedoura, longe da pompa e esplendor dos palĂĄcios reais. O contexto da pandemia que marca este Natal, convida-nos a saborear de um modo mais profundo o mistĂ©rio do “Deus connosco” – Emmanuel – nas situaçÔes concretas das nossas vidas. Acolhamos de coração aberto as surpresas que Deus nos reserva para 2021.

Desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de graça.

P. Mathew Vattamattam, CMF

Superior General

Download PDF: Mensagem de Natal 2020

News Categories

Archives

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos