Comunhão

Set 12, 2022 | Nairobi 2022

Após uma semana de intenso trabalho, o domingo, 11 de setembro, serviu como dia de excursão, descanso e celebração. Foi um dia de comunhão com a natureza porque, de manhã, visitamos o Parque Nacional de Nairobi, no Quênia, onde pudemos ver alguns animais no seu habitat natural. O Papa Francisco nos lembra que:

“um sentimento de profunda comunhão com o resto da natureza não pode ser real se nossos corações não têm ternura, compaixão e preocupação com nossos semelhantes”.

(Laudato Si 91)

Esta citação serve como uma força motriz. Nesta nota, celebramos a Missa para alguns de nossos irmãos: Efren Limpo (44º aniversário); Carlos Sanchez e Francisco Carin (25 anos de Sacerdócio); Gabriel Isaias e Mario Gutierrez (25 anos de Profissão). A ceia ágape da noite fortaleceu a comunhão com esses irmãos que celebravam momentos essenciais em suas vidas.

Img20220911130158 Scaled

Depois de um merecido descanso de domingo, continuamos o encontro nesta segunda-feira, 12 de setembro de 2022, com orações e missa liderada pela MICLA. Na sessão da manhã, continuamos com o segundo processo de transformação. Tendo tratado Governo e Vida Comunitária na sexta-feira, a Economia e a Secretaria fizeram parte deste dia. Sobre a economia, tendo como ponto de partida o QC, Manuel Tamargo explicou os princípios fundamentais da economia. Ele deu uma visão panorâmica da prefeitura da economia e sua dinâmica. Também insistiu na comunicação de bens, um estilo de vida simples/austero, melhor planejamento, profissionalização e acompanhamento dos organismos maiores, etc.

Em seguida, Efren Limpo fez uma apresentação concisa da Secretaria Geral, contando com a colaboração do secretário das prefeituras e da equipe de comunicação da Cúria Geral. Nos pequenos grupos, tratamos das seguintes questões:

  • Algum esclarecimento que você deseja fazer sobre essas partes do Plano de Ação?
  • Quais são suas sugestões que podem ajudar a realizar esta parte do plano?
  • Como você vê essa parte do Plano de Ação implementada em seu organismo e os desafios que você prevê para implementá-lo?

A sessão da manhã foi encerrada com os diversos relatórios dos grupos e reações do Padre Tamargo.

O período da tarde centrou-se no primeiro processo de transformação, tomando como ponto de partida as seções 2/5, 4/6 do Sonho do XXVI Capítulo Geral. Revezando-se, Henry Omonisaye apresentou sobre o Ministério Pastoral Bíblico e Comunicações. Na sequência, Pedro Belderrain deu alguns pontos salientes sobre o Apostolado, e depois Carlos Verga focou-se na Juventude e nas Vocações. Após o jantar, o Governo Geral reuniu-se com a ACLA para fortalecer a comunhão com esta conferência.

Uma coisa que podemos sinalizar é que as atividades de ontem para hoje revelam uma comunhão real com a natureza e com o próximo. Rosendo Urrabazo atuou como moderador do dia.

Jude Thadeus Langeh, CMF, Cronista do dia

News Categories

Archives

Asanteni Sana!

Asanteni Sana!

Iniciamos nosso dia de sábado agradecendo a Deus pelo novo dia; os irmãos do Governo Geral animaram a oração da manhã que nos lembrou a presença de Maria em nossa comunidade congregacional. Abordamos várias questões esta manhã. A primeira foi motivada pela pergunta:...

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos