Roma, Itália. No dia 1º de março foi concluído o Programa de Formação para os Novos Superiores Maiores de nossa Congregação e para aqueles que, embora não fossem novos, não haviam participado das edições formativas anteriores.

Nesta edição participaram os superiores das Províncias e Delegações das Antilhas, Bangalore, Camarões, Colômbia Oriental-Equador, Colômbia-Venezuela, Congo, Indonésia-Timor-Leste, Calcutá, Coréia, Mãe da África, Filipinas, São Carlos Lwanga e São José Vaz. Para esta ocasião, foram realizados dois grupos. Em um deles participaram os de língua francesa e inglesa; no outro, os das línguas espanhola e portuguesa.

As sessões online foram realizadas às segundas-feiras, 1º, 8, 15, 22 de fevereiro e 1º de março; das 9h00 às 12h30 (hora local em Roma) para falantes do francês e inglês e das 15h00 às 18h30 (hora local de Roma) para falantes de espanhol e português. A par dos momentos online de encontro e reflexão partilhada, o programa contemplou momentos de leitura e reflexão individual a partir das indicações e propostas de estudo previamente indicadas pelos facilitadores do programa.

Os membros do Governo Geral desenharam e dinamizaram cada uma das sessões do programa de formação. No seu desenho, contou oportunamente com as sugestões e propostas de todos os Superiores Maiores de nossa Congregação. Algumas das perspectivas e temas abordados foram, por exemplo, as chaves espirituais da liderança cristã e do superior claretiano, a animação da vida missionária, a economia, o exercício do governo, a importância do Superior maior na formação inicial e na organização, algumas questões do funcionamento ordinário do Superior Maior (práticas de governo com pessoas e organismos menores), a dimensão intercultural, o discernimento, entre outros.

Todas as perspectivas e temas foram situados dentro do horizonte estabelecido pelos três processos de transformação estabelecidos no Capítulo Geral anterior. A avaliação realizada no final do programa, além de agradecer a realização desta iniciativa de formação, ofereceu algumas sugestões e propostas – futuras edições formativas análogas, uma formação dirigida aos membros dos conselhos dos governos provinciais, que o Governo Geral avaliará mais adiante.

Categorias

Arquivos

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos