És tu que atas os laços das Plêiades ou desatas as correntes do Órion? (Jó 38, 31)

Set 9, 2022 | Nairobi 2022

O quinto dia foi o início de uma nova etapa neste encontro; a liturgia foi animada pelos irmãos da CEPAL, que nos acompanharam na diversidade das línguas e culturas europeias.

Após o desjejum, a oração inicial da sessão matinal (baseada em Lc 14,28-33) nos deu uma clara indicação do caminho a seguir para este dia: a arte de planejar e de discernir o custo.

Iniciamos com a apresentação do nosso irmão Henri Omonisaye, vigário da congregação, sobre o caminho do Governo Geral rumo ao Plano de Ação 2022-2027. Eles se reuniram em Vic, marco zero da congregação, por duas semanas no final de outubro de 2021 e, começando com oração e reflexão e um processo de construção e trabalho em equipe, deram origem a este Plano de Ação que agora estão apresentando aos superiores maiores. Juntamente com os insights do 26º Capítulo Geral, alguns compromissos (11) – nascidos no processo de construção conjunta de reflexão de Vic, foram adicionados ao plano para um total de 171 ações.

Henry continuou compartilhando uma nova cosmovisão congregacional, uma mudança de paradigma, uma nova geometria, uma revolução copernicana! O organograma da congregação foi atualizado para uma “constelação” que articula mais claramente os 3 princípios de um governo bom e eficaz: subordinação, subsidiariedade e complementaridade; mudança de uma abordagem de pensamento linear para uma abordagem mais sistêmica, menos estática e mais dinâmica. No diálogo que se seguiu, Matthew Vattamatam “confessou” que o Governo Geral não tem tudo claro, vamos com um passo de cada vez… ou como disse Deng Xiaoping, estamos atravessando o rio sentindo as pedras.

O resto da manhã e da tarde foram dedicados ao terceiro processo de transformação “Homens que adoram a Deus em Espírito”, pois esse enraizamento na fonte divina é a chave para uma missão e vida comunitária testemunhal e audaciosa.

Carlos Sanchez, Prefeito de Espiritualidade, fez uma apresentação completa do trabalho que tem pela frente e dos principais pilares e ferramentas da prefeitura a serem utilizados durante o sexênio. Ele definiu a principal tarefa da Prefeitura como animar o enraizamento de nossa fé em Jesus Cristo no diálogo com a Igreja e a serviço do mundo. Os pilares desta animação são:

  • enfatizando a cultura do discernimento,
  • o projeto pessoal,
  • acompanhando as situações de crise
  • e promovendo uma conversão holística que nos aproxime dos pobres.

A manhã terminou com 45 minutos de partilha dos ecos suscitados pela apresentação em pequenos grupos.

Depois da oração inicial pelos enfermos e falecidos, a tarde foi dedicada à Formação, o outro polo deste 3º processo de transformação. O Prefeito Geral de Formação, Joseph Mbungu-Mutu, começou perguntando aos presentes “como podemos formar missionários enraizados e audazes, e com sentido de congregação como família?” Em seguida, passou a propor uma resposta a essa pergunta com sua apresentação.

Um importante trabalho da prefeitura será o acompanhamento da atualização dos planos de formação dos Organismos Maiores em consonância com a visão apresentada no novo Plano Geral de Formação (2020). Três palavras definem esta nova visão de formação: integral, personalizada e intercultural. Ainda há muito espaço para avançar em nossos processos de formação claretiana:

  • Há necessidade de maior interdisciplinaridade na formação, capacidade de enfrentamento e atenção à multifacetada realidade do ser humano;
  • também é necessário prestar mais atenção à vocação específica a que somos chamados como claretianos, em particular à fraternidade.
  • Finalmente, como Congregação, ainda temos que alcançar uma “cultura de formação permanente claretiana” que se torne uma segunda natureza inalienável para cada um de nós, missionários.

Manter os programas de “formação de formadores” em nível geral e de conferência é uma ferramenta indispensável para engajar todas as rodas e manivelas que permitem que a constelação claretiana gire, gire e vá adiante.

Após a apresentação, tivemos mais 45 minutos para compartilhar as impressões e os ecos da apresentação em pequenos grupos.

O dia terminou com a oração da noite e os passeios no jardim após o jantar; infelizmente, as nuvens no céu escondiam as constelações de nossa visão.

Francisco Carin, CMF, cronista do dia

Categorias

Arquivos

Asanteni Sana!

Asanteni Sana!

Iniciamos nosso dia de sábado agradecendo a Deus pelo novo dia; os irmãos do Governo Geral animaram a oração da manhã que nos lembrou a presença de Maria em nossa comunidade congregacional. Abordamos várias questões esta manhã. A primeira foi motivada pela pergunta:...

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos