3 Agosto

Ago 3, 2018 | Claret Contigo

Entrego-me inteiramente como filho e sacerdote de Maria. Ela será minha Mãe, Mestra e Diretora e para Ela será tudo o que fizer e sofrer neste ministério, porque o fruto deve ser de quem plantou a árvore.
Propósitos de 1843, AEC p. 652

ENTREGA A MARIA

“Entrego-me totalmente”. Entregar-se é muito mais que entregar. Entregar é dar algo, alguma coisa; e está muito bem; mas isto é pouco. Mais bonito é doar-se a si mesmo, inteiramente, desde a identidade mais profunda. Desde a sede dos afetos, desejos, emoções, ideias, recordações e decisões: corpo, alma e espírito, diria Paulo (1Tes 5,23). A totalidade da pessoa entra em jogo e já não se pertence mais a si mesmo.
Toda a história do mundo e do homem é a história do amor gratuito de um Deus entregue à humanidade. Paulo o diz de maneira gráfica: “Amou-me e se entregou por mim” (Gl 2,20). A entrega de Jesus no momento supremo da cruz tem toda a densidade de uma oferenda amorosa; nela se realiza de forma suprema a entrega do Filho ao Pai por nosso amor. Através desta entrega, Jesus toma sobre si toda a dor e o pecado passado, presente e futuro do mundo, vai até o fundo no mundo distanciado de Deus, assumindo o desterro dos pecadores na oferenda e reconciliação da Páscoa. O grito desde a cruz, “Meu Deus, por que me abandonastes?” (Mc 15,34) é o sinal do abismo de dor e solidão que o Filho quis assumir para entrar no mais profundo do sofrimento do mundo e levá-lo à reconciliação.
Descobrindo vitalmente o que Ele fez por nós, não podemos senão entregar-nos a Ele. Oramos ou cantamos com as palavras de Charles de Foucauld:
“Pai, coloco-me em vossas mãos / fazei de mim o quiserdes / seja lá o que for, eu Vos dou graças. / Estou disposto a tudo / aceito tudo / contanto que vossa vontade se cumpra em mim / e em todas as vossas criaturas. / Não desejo nada mais, Pai. / Confio a Vós minha alma / e Vo-la dou com todo o amor de que sou capaz / porque Vos amo / e preciso dar-me / colocar-me em vossas mãos sem medida / com confiança infinita / porque Vós sois meu Pai”.

Categorías

Archivo

21 Diciembre

“Nunca me cansaba de estar en la iglesia, delante de María del Rosario, y hablaba y rezaba con tal confianza, que estaba bien creído que la Santísima Virgen me oía. Se me figuraba que desde la imagen, delante de la cual oraba, había como una vía de alambre hasta el...

20 Diciembre

“Si alguna cosa os da pena o molestia, sufridlo todo con resignación pensando que el Señor así lo ha dispuesto. Si pueden hacer alguna limosna, háganla por amor de Dios, considerando en los prójimos y singularmente en los pobres la imagen de Jesús. No dejen pasar día...

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos