O Cruzeiro do Sul

Set 14, 2022 | Nairobi 2022

“É a menor constelação do Hemisfério Sul e permite que marinheiros e viajantes orientem seu curso no sul do mundo”.

Nosso dia começou com a oração das Laudes animada por nossos irmãos da ASCLA Oeste (Claretianos da Índia e Sri Lanka). Hoje celebramos com toda a Igreja a Festa da Exaltação da Santa Cruz, reconhecendo a Cruz de Jesus Cristo como sinal de entrega para a nossa vida missionária. Expressamos também nossa gratidão pela vida de Efren Limpo, CMF, Secretário Geral da Congregação, que hoje comemora 44 anos de vida.

Iniciamos a terceira parte do nosso encontro, na qual discutiremos e aprofundaremos diversos temas de interesse congregacional e conheceremos outras experiências que se tornaram “boas práticas” para o nosso trabalho missionário.

Após o café da manhã, iniciamos nosso diálogo com o tema da sinodalidade. Pedro Belderrain, CMF, Consultor e Prefeito Geral de Apostolado, nos convidou a refletir sobre a questão:

Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos juntos em nossa jornada?

Como dimensão constitutiva da Igreja, a sinodalidade supõe um estilo com o qual vivemos e agimos ordinariamente, e se expressa em estruturas e processos eclesiais em várias esferas. Nesse sentido, temos um caminho como comunidade congregacional e, por isso, ele nos convidou a nos perguntar:

  • Que pontos precisam ser confirmados (sementes de vida)?
  • Quais são as perspectivas de mudança (desenhos)?
  • Que medidas precisam ser tomadas (compromissos)?

Após a apresentação, trocamos profundamente ideias e nuances sobre a sinodalidade.

Na segunda parte da manhã, o diálogo foi sobre a situação vocacional da Congregação. Carlos Verga, CMF, Consultor e Prefeito Geral de Jovens e Vocações, compartilhou uma tabela estatística baseada em um levantamento de todos os Organismos Maiores da Congregação. Realizou-se uma troca de opiniões e foram propostas algumas recomendações para sustentar e aprofundar a dimensão vocacional em nossa comunidade Congregacional.

À tarde, o Arcebispo de Nairobi, D. Philip Arnold Subira Anyolo, nos visitou. Partilhou a Eucaristia conosco, agradeceu o serviço missionário da Congregação e nos convidou a olhar para a Cruz como fonte de alegria e esperança. De nossa parte, agradecemos sua presença e proximidade fraterna.

Img 4498 Scaled

A última sessão da tarde foi uma oportunidade para compartilhar duas “boas práticas”. A primeira foi de Josué Jaramillo, CMF, que compartilhou conosco as “Assembleias Pastorais” em missão compartilhada como experiências significativas na vida e missão da Província da Colômbia-Equador. A segunda foi compartilhada por Antony Bhyju, CMF, da Delegação de Calcutá. Trata-se do projeto “Leia a Bíblia em um ano”, uma iniciativa implementada nas casas de formação que convidam a dedicar 15 minutos diários à leitura das Sagradas Escrituras, seguindo o exemplo do Padre Fundador e o espírito dos Capítulos Gerais, especialmente o capítulo de 1991, Servidores da Palavra.

Agradecemos pelo que foi compartilhado durante este dia.

Mario David Gutierrez, CMF, cronista do dia

News Categories

Archives

Asanteni Sana!

Asanteni Sana!

Iniciamos nosso dia de sábado agradecendo a Deus pelo novo dia; os irmãos do Governo Geral animaram a oração da manhã que nos lembrou a presença de Maria em nossa comunidade congregacional. Abordamos várias questões esta manhã. A primeira foi motivada pela pergunta:...

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos