MINHA EXPERIÊNCIA NA OFICINA DA PJV DE SANCTUS PAULUS

Por Erikson José

De 13 a 15 de março, fui convidado para o encontro sobre Pastoral Juvenil Vocacional (YVM) realizado em Vic, Barcelona, da Província de Sanctus Paulus. Representantes das comunidades claretianas de 11 nacionalidades diferentes se reuniram para discutir a realidade de cada uma das diferentes regiões do Organismo.

Aceitei o convite assim que o ouvi, pois em minha vida diária, e há vários anos, tenho vivido cercado por claretianos; como exemplo a seguir, minha mãe. Desde muito jovem, em meu país de origem, a República Dominicana, na Diocese de Puerto Plata, ela fazia parte de vários grupos de jovens claretianos e eu, seguindo seu exemplo, na minha chegada a Bilbao, encontrei a Paróquia do Coração de Maria. Há vários anos venho freqüentando a paróquia. Comecei como catequista de pós-comunhão e de tempo livre, de forma ativa, nos últimos dois anos. Junto com outros cinco companheiros, recebi o sacramento da confirmação há dois anos e estou muito orgulhoso de poder continuar fazendo parte da paróquia e de não tê-la deixado, sempre ajudando nas várias atividades como acampamentos e retiros.

Por todas estas razões, receber este convite foi algo muito especial e não hesitei em aceitar e participar do seminário com meu pároco. Esta é a minha experiência:

No primeiro dia, após a longa viagem de Bilbao, passando pelo Colégio Claret Larraona em Pamplona, chegamos a Vic. A recepção, apesar de ter sido no começo da noite, foi muito acolhedora. Depois do jantar e de um primeiro contato com as apresentações, fomos descansar até o dia seguinte.

Na manhã seguinte, começamos o dia com uma oração em uma das capelas do santuário, construído para o Padre Claret. Ela contém o túmulo de nosso fundador, que tive a honra de presenciar pela primeira vez. Para mim foi um momento de cúmulo de sentimentos, tanto de emoção e tranqüilidade, quanto de curiosidade… Aproveitei um momento, antes da celebração, para rezar em profundidade diante do nosso Padre Claret e isso me levou a pensar nas grandes proezas que as pessoas podem realizar a partir de nossa simplicidade.

Outro destaque do workshop foram as palestras, os debates e as apresentações de cada um dos representantes que apresentaram as realidades de cada uma das regiões Espanha, França e Itália, abordando temas atuais e dando a cada um deles seu próprio ponto de vista: desde o desprendimento das diferentes gerações da Igreja até as formas de combater o declínio dos paroquianos ou de atrair mais pessoas interessadas à doutrina cristã.

Pessoalmente, estes seminários me permitiram conhecer realidades de diferentes partes da Europa e não me concentrar apenas nas situações a que estou acostumado ou que experimento diariamente. Apesar de serem de lugares totalmente diferentes, com outra língua, outra cultura, outra forma de viver o cristianismo, eles ainda eram, de certa forma, semelhantes. Isto foi o que mais tarde nos facilitou encontrar propostas comuns para a congregação.

Nesse mesmo dia, após terminar as várias conversas, fomos dar um passeio pelas ruas da histórica cidade de Vic. Lá pudemos ver monumentos como a praça principal de Vic, a catedral ou a ponte medieval de Queralt. Achei todos eles encantadores e cheios de história. Entre muitos outros, vale mencionar que esta foi a primeira vez que pude visitar a cidade de Vic e sua cidade antiga, cheia de grande diversidade e história.

Para encerrar o passeio, visitamos o Museu do Padre Claret, que é o maior e mais completo museu de Claret existente na atualidade. Mostra muitos artefatos que ele usava em sua vida diária e que refletem sua humildade, como, por exemplo, os sapatos que usava, completamente gastos; ou a pequena bagagem com que viajava para pregar: apenas um pequeno saco… Isto é algo que me chamou a atenção quando eu carregava duas mochilas por três dias. Outra coisa que me chamou a atenção foram as obras, os livros que ele escreveu, a caixa na qual ele foi mantido por três anos após sua morte para que seu corpo não fosse descoberto durante a Guerra Civil, e o travesseiro sobre o qual o sangue do Pai pode ser visto, depois que ele foi ferido em Cuba.

Após a visita ao Museu, voltamos à Casa de Espiritualidade e celebramos outra oração, desta vez em uma capela diferente. À noite, compartilhamos em comunidade uma nova excursão pelas ruas de Vic. Estes momentos me ajudaram a conhecer mais profundamente os irmãos Claretianos e a descobrir pessoas com um comportamento exemplar, com as quais sinto que poderia continuar a aprender diariamente e não apenas no campo religioso.

Finalmente, no domingo, fizemos uma atividade em grupos. Nela, tivemos que representar as oportunidades de crescimento da Pastoral da Juventude e Vocações, as dificuldades encontradas para o crescimento e os desafios em que, a longo prazo, poderíamos nos comprometer a melhorar a situação da comunidade. Desta forma, estabelecemos uma base para que as gerações futuras tenham e possam continuar com mais e melhor crescimento.

No meu caso, alguns dos SEMENTES que encontramos foram os jovens e as diversas plataformas que nos permitem organizar grandes eventos ou a própria comunidade cristã que temos que manter e fazer com que ela cresça cada vez mais.

Toda esta experiência é nova para mim e tem sido simplesmente incrível e enriquecedora; de poder conhecer lugares onde nunca tinha estado antes, de estar presente no túmulo do Padre Claret, de compartilhar com vários representantes da comunidade claretiana e de conhecer tanto o estilo de vida quanto de mergulhar na história. Finalmente, visitar os lugares freqüentados por nosso Pai Claret há várias décadas. Sem dúvida, eu repetiria a experiência novamente e insisto de coração, a qualquer um que esteja minimamente interessado na vida do Padre Claret, em visitar o Município de Vic, pois não se arrependerão.