Roma, Itália. No dia 19 de março, a comunidade da Cúria Geral celebrou, como todos os anos, a festa de seu padroeiro São José. Este ano quisemos recordar o vínculo que une a Cúria Geral a este Bem-aventurado Patriarca. Desta vez, referindo-se à época em que a Congregação adquiriu a casa da Via Giulia, junto à igreja de Santa Lucia del Gonfalone, futura sede do Governo Geral (1934-1953).

Já em 1912, depois de vinte e oito anos em Roma, a única comunidade claretiana daquela cidade ainda vivia em um apartamento na Via della Lungara, no Trastevere. Seus membros estavam desanimados ao ver que todas as suas tentativas de se localizar em um prédio próximo a uma igreja foram frustradas. E foi então que o glorioso São José veio, providencialmente, em seu auxílio. Assim disse o Pe. Felipe Maroto, membro da comunidade e, na época, jovem professor em várias universidades romanas (por trinta e nove anos) e futuro Superior Geral da Congregação (1934-1937):

“Mais do que estes procedimentos realizados, atribuímos principalmente os bons resultados das gestões a um favor especial do glorioso Patriarca São José. Vendo as dificuldades que se apresentavam para chegar à igreja dos Santos Vicente e Anastácio, pensamos recorrer à poderosa intercessão do Santo Esposo de Maria, e entre outras coisas que fizemos com esta finalidade, decidimos escrever uma carta a São José da Montanha de Barcelona, ​​na qual parafraseamos brevemente estas palavras: “San Giuseppe, pensateci Voi” (São José, pense bem), que constituem o título de um livrinho de devoção que temos em casa, e que por acaso nos veio aos olhos quando discutíamos como escrever a carta a São José de la Montanha. Coisa maravilhosa! Apenas quatro dias depois do envio da carta (indispensável e tempo suficiente para enviar uma correspondência por correio a Barcelona e receber a resposta) e pela manhã, sem que disséssemos nada sobre os passos que estávamos dando, alguns devotos perguntaram-nos se era verdade, segundo ouviram dizer, que nos deram a igreja de Santa Lucia del Gonfalone; e tendo ido ao Vicariato para tratar o assunto que tínhamos em mãos, foi-nos dito clara e definitivamente que era inútil pretender a outra igreja, mas se quiséssemos aceitar a de Santa Lucia del Gonfalone, estava à nossa disposição. Grande foi a nossa alegria de ver coroados os nossos esforços e, sobretudo, de ver como foi rápida e eficaz a intervenção de São José; e, desde já, agradecemos ao Santo Patriarca, e agora queremos dar-lhe uma demonstração pública de nossa gratidão novamente; tanto mais que devemos atribuir-lhe também a capacidade de superar as grandes dificuldades que surgiram para impedir a efetiva e real realização do que tão felizmente parecia ter começado”.

Hoje, recordando aqueles fatos, continuamos fielmente agradecendo publicamente a São José, como Cúria Geral, pela sua santa proteção.

 

[envira-gallery id=”97011″]

Categorias

Arquivos

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos