Sobre a transferência da Sede do Governo Geral para Roma há 100 anos

Set 1, 2022 | Aniversários, Governo Geral

Embora muitos pensem que a transferência da Sede do Governo Geral dos Missionários Claretianos para Roma foi decidida no Capítulo Geral de 1934, uma vez eleito o novo Superior Geral, Pe. Felipe Maroto, na realidade esta decisão capitular foi tomada no Capítulo Geral de 1922, em sua 34ª sessão, em 2 de setembro, embora não tenha entrado em vigor até 1934.

Esta proposta do Capítulo Geral foi estudada e votada no âmbito do estudo da expansão territorial da Congregação e depois de ter tratado algumas questões sobre o interesse de deslocar a presença da Congregação para outros lugares, sobretudo fora da Espanha e da América. Concluído o assunto em geral, o Capítulo passou a tratar da sede do Governo Geral, apresentando a seguinte conclusão: “Parece que chegou a hora de pensar na necessidade de transferir a sede do Governo Geral para Roma. Embora a fixação da sede do seu governo pertença, segundo as sagradas Constituições, ao Superior Geral, isso não significa que o capítulo não possa expressar um voto no sentido de solicitar a transferência. Por isso, pede-se ao Capítulo que se pronuncie sobre a conveniência de transferir a sede do Governo Geral para Roma o quanto antes. Esta conclusão é apoiada por razões muito boas:

  • 1º isso contribuirá de forma mais eficaz para a expansão da congregação
  • 2º ganharia muito prestígio e seria mais apreciado fora da Espanha, especialmente na América
  • 3º seria mais apreciado na Cúria Romana e perante o Papa e obteria mais graças e privilégios
  • 4º não parece haver impedimento à mudança de sede porque as províncias da Espanha podem funcionar por conta própria sem a necessidade de ter ao seu lado o governo geral
  • 5º finalmente, parece que muitos indivíduos na congregação desejam que se transfira para Roma

O Capítulo, levando em conta a catolicidade de nosso instituto, que as congregações de alguma importância têm seu governo em Roma, que é a opinião de moradores e estrangeiros, inclinou-se a aceitar a conclusão que para a votação secreta se redigiu assim:

Solicita-se ao Capítulo que se pronuncie sobre a conveniência de transferir a sede do Governo Geral para Roma o quanto antes. Verificado o escrutínio, verificou-se que, por 26 votos contra 4, o Capítulo julgou conveniente a transferência para Roma.

12 anos depois, no Capítulo Geral de 1934, na Sessão 32 de 6 de abril, a questão foi retomada, pelo fato de a vontade do Capítulo anterior não ter sido executada: “Em ordem ao fato de não ter o Revmo. Padre (Nicolás García) transferido para Roma a sua residência e a Cúria Gera nos dois mandatos anteriores, apesar da votação do Capítulo Geral de 1922, o Reverendíssimo Padre explicou que em um primeiro momento, apesar dos meios empregados para conseguir uma casa, não pode consegui-la. A atual de Giulia foi comprada em 1925; e o tempo passou entre despejar os inquilinos e acomodá-la. Depois veio a mudança política na Espanha, circunstância em que sua Revma. acreditava que não deveria abandonar seu posto diante da gravidade da situação, fugindo do perigo e mudando-se para Roma. Tendo em vista o ambiente de crítica ou desgosto que pode ter havido por parte de alguns por não se executar o voto do Capítulo Geral de 1922, ficam explicadas as verdadeiras causas, sem que se faça referência ao caso, como próprio do Reverendíssimo Padre, que alguns acreditavam não ter ocupação em Roma. No que diz respeito à própria questão do direito, insinuou-se ainda que a liberdade e o direito que a Santa Constituição concede ao Superior Geral como norma e em geral; mas que não parece possa alegar-se com tanta firmeza contra o voto e parecer de tudo um Capítulo Geral, uma vez que a residência do Geral é ordenada para o bem de todo o instituto, que em caso de votação já foi apreciada pelo Capítulo Geral”.

Finalmente, nesta mesma sessão, o Capítulo Geral aprovou a transferência para Roma da Cúria do Governo Geral da Congregação, que entraria em vigor imediatamente.

Gobierno General 1934 1937 Scaled
O governo que realizou a mudança em 1934.

Categorias

Arquivos

Dias de reflexão e companheirismo do Governo Geral

Dias de reflexão e companheirismo do Governo Geral

Assis, Itália. Como é habitual antes das sessões intensivas do mês de março, o Governo Geral passou alguns dias de reflexão e companheirismo. Eles permaneceram na Domus Madonna delle Rose dos Missionários Franciscanos de Maria em Assis, Itália, de 28 de fevereiro a 2...

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos