Ubuntu – Eu Sou Porque Nós Somos

Set 8, 2022 | Nairobi 2022

A filosofia africana do “ubuntu” é um modo de vida que começa com a premissa de que “eu sou” apenas porque “nós somos”. A festa do aniversário de Nossa Senhora oferece-nos a oportunidade de experimentar a unidade da nossa Congregação. Desde as vésperas desta festa, nossa Congregação recebeu noviços em alguns Organismos, enquanto alguns Irmãos renovaram seus votos. Hoje também presenciamos primeiras profissões e profissões perpétuas, renovação de votos e aniversários de profissão em diversas partes de nossa Congregação. Nesta nota, na oração da manhã liderada pela ASCLA Leste, rezamos por todos esses irmãos e oferecemos sua consagração aos cuidados maternos da mãe Maria.

Depois de ler Êxodo capítulo 3 e Fussimanya número 89, o Padre Geral abriu a sessão da manhã de hoje desejando a alguns membros felizes aniversários da primeira profissão religiosa. Recebemos o Pe. Roland Onuekwusi, Prefeito de Formação da Delegação da Nigéria Ocidental, que se juntou ao encontro no lugar de seu Superior Maior, que não pôde comparecer. O padre Valens Agino foi o moderador do dia. A sessão da manhã foi em duas partes.

A primeira parte da sessão da manhã, facilitada pelo Pe. Henry Omonisaye, centrou-se no sonho como processo de discernimento para toda a Congregação. Por isso, lemos pausada e reflexivamente o texto do sonho definido durante o XXVI Capítulo Geral e o meditamos em sintonia com os sonhos definidos nos 21 capítulos e assembleias celebrados em nossa Congregação desde o último Capítulo Geral. Tivemos reflexões pessoais e em grupo. Também tivemos tempo para ler e apreciar os sonhos de outros Organismos Maiores.

Durante a segunda parte da manhã, o Padre Geral fez seu discurso oficial. Ele nos lembrou novamente da celebração do XXVI Capítulo Geral no contexto da pandemia global e nos lembrou da mão do Amoroso Senhor nos guiando. Insistiu em alguns convites vitais do Capítulo Geral à Congregação: Enraizados em Cristo e audaciosos na missão, na descoberta de nós mesmos, no sonho de Deus para a Congregação, nos desígnios e compromissos etc. O Padre Geral nos convidou a refletir sobre o seguinte em nível pessoal e em grupos:

  • Quais são os três fatores mais importantes que acontecem no mundo e que fazem você se alegrar como missionário? (dons de Deus para o nosso mundo hoje)
  • Quais são as três coisas que você consideraria os desafios mais importantes que os missionários precisam enfrentar no mundo e na Igreja hoje?

Após o discurso do Padre Geral, cada superior recebeu oficialmente o Sonho da Congregação em nome dos irmãos de seu organismo.

O ponto alto das atividades de hoje foi a celebração da primeira profissão de sete irmãos (cinco da Delegação Independente São Carlos Lwanga e dois da Província de Fátima) que ocorreu dentro de uma liturgia colorida e bem animada. Durante a homilia, o Padre Geral convidou os jovens noviços a verem sua vocação como um dom de Deus e a sempre dar espaço para o sonho de Deus em suas vidas, cultivando uma espiritualidade cristocêntrica. Nas diferentes alocuções, os recém-professos foram encorajados a permanecer fiéis às suas promessas. A refeição ágape confirmou o ubuntu que nos une como uma grande família em Cristo.

Jude Thaddeus Langeh, CMF, cronista do dia.

Categorias

Arquivos

Asanteni Sana!

Asanteni Sana!

Iniciamos nosso dia de sábado agradecendo a Deus pelo novo dia; os irmãos do Governo Geral animaram a oração da manhã que nos lembrou a presença de Maria em nossa comunidade congregacional. Abordamos várias questões esta manhã. A primeira foi motivada pela pergunta:...

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos