Papa Francisco à Congregação

Set 14, 2015 | Capítulos Gerais, Congregação

Palavras improvisadas do Santo Padre ao XXV Capítulo Geral da Congregação

Bom dia e muito obrigado. Preparei um discurso em espanhol, que D. Gaenswein vai lhes entregar depois. Mas, eu prefiro dizer o que tenho no coração. Como é em espanhol… tive um mau pensamento quando falava com o Geral, que disse que “quando leu Evangelii Gaudium, teve uma grande alegria”. E eu pensei na livraria de Buenos Aires que (riso) editava todos os meus livros!

Os Claretianos são encontrados por todos os lados. Tenho que reconhecer que são vistos no campo da teologia, da vida religiosa, do direito canônico. Realmente entre os melhores canonistas aqui em Roma estão vocês. Trabalho silencioso dos Claretianos, santos homens que passaram toda a vida na Congregação de Religiosos e no arquivo e nos davam um exemplo de vida e na missão. Isso é só para dizer algumas palavras sobre alguns que conheço. Além disso Deus me abençoou com a amizade com alguns de vocês. “roubei um para Bariloche, qué é um meu amigo”. Mas, eu lhes diria três palavras que podem servir: Adorar, Caminhar e Acompanhar.

Adorar: Nós no mundo da eficiência perdemos o sentido da adoração. Inclusive na oração, rezamos, louvamos o Senhor, pedimos, agradecemos. Mas a adoração, este estar diante do único Deus, d’Ele que é o único que não tem preço, que não se negocia, que não se troca… E tudo o que está fora d’Ele é imitação de papel, é ídolo. Adorar. Nesta nova etapa façam um esforço para crescerem neste modo de oração: a adoração. Adorem, adorem a Deus. Existe uma carência na Igreja neste momento, por falta de pedagogia, deste sentido de adoração que vemos nos primeiros capítulos da Bíblia, adorar o único Deus. “Não terás, lembra-te Israel, não terás outro Deus senão o único e verdadeiro, a Ele somente adorarás”. Não é isso?

Este perder tempo sem pedir, sem agradecer, inclusive sem falar, somente adorar, com a alma prostrada. Não sei por que estou dizendo isto a vocês, mas sinto que devo dizer, sai de dentro.

Caminhar. Deus não pode adorar a si mesmo, mas Deus quis caminhar, não quis estar parado. Desde o primeiro momento caminhou com seu povo. O que aconteceu com Moisés é muito lindo. Lembrem-se, que o povo teve um Deus tão perto que caminhou com ele. Caminhar. E caminhar é abrir fronteiras, sair, abrir portas, buscar caminhos. Caminhar. Não estar sentados. Não instalar-se, no mau sentido da palavra. É verdade que se deve organizar as coisas, que se deve trabalhar, com a alma, o coração e a cabeça, caminhando, buscando. Ir às fronteiras, a todo tipo de fronteira, inclusive a do pensamento. Os intelectuais de vocês devem ir à fronteira, abrir caminhos. Procuar. Isto é, não permanecer parados. Porque quem está parado, quem não se move se apodrece. Como a água: a água parada estraga. A água do rio que corre se renova. Caminhar como caminhou Deus, que se fez companheiro de caminho. Podemos ver na Bíblia como o Senhor acompanhou seu povo, inclusive fazendo-se cargo dos pecados e perdoando ainda. Acompanhar. Isto é, caminhar. Caminhar com este desejo de chegar algum dia a contemplá-lo e não como infelizmente costuma acontecer em muitas partes com gente que só procura garantir o seu bem estar, ou um instituto que se contenta com o não faltar nada. Caminhar, caminhar….

O terceiro, acompanhar. Isto é, não caminhar sozinho, porque isto é aborrecedor. Acompanhar o povo porque Deus caminhou acompanhando seu povo. É lindo o fato de Jesus que se fez de inocente enquando caminhava com os discípulos de Emaús. Colocou-se ao lado deles e os acompanhou durante todo o trajeto, até que os corações deles se esquentassem e ardessem e caissem na conta de quem era Ele. Acompanhar os momentos de alegria, acompanhar a felicidade dos casais, das famílias. Acompanhar os momentos duros, os momentos de luz, os momentos de pecado. Jesus não tinha medo dos pecadores, procurava-os. Embora fosse criticado como avançado, imprudente. Acompanhar. Acompanhar o povo, acompanhar tantos desejos que o Senhor semeia no coração das pessoas, deixá-los que cresçam bem.

Então, o que me veio em mente era isto. Adorar, caminhar e acompanhar. Estes pensamentos podem servir. Avante! Deixo-os em suas mãos. E como Maria é Mãe que cuida de vocês, convido-os a rezerem juntos uma Ave Maria.

Que os abençoe o Deus Todopoderoso, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Viram como fui bom, desta vez não os lembrei de que o Fundador tinha sido Jesuíta?

News Categories

Archives

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos