Dia da Vocação Claretiana

Mai 30, 2022 | Pastoral Juvenil e Vocacional

Queridos irmãos

May 31st, the feast of the visitation of Mary, is chosen by the General Government as a special Claretian day for reflection and prayer for vocations for the whole Congregation as an initial step to our commitment to accompany the youth (cf. QC 67). God’s gaze upon Mary brought out the best of her for the salvific project of God.  With Jesus in her womb, she goes to the peripheries to meet Elizabeth forgetting herself. The encounter between the four, the two mothers, and the two babies in their wombs has been an occasion of great rejoicing for what God has done for humanity. All vocations form part of the dream of God for humanity and they make sense when we walk together orchestrating the gifts of each other to realize that dream which Jesus termed “the Kingdom of heaven” (Mt 4:17).

Este é um dia para agradecer o dom de nossa própria experiência do chamado de Deus e estar ciente do olhar divino sobre cada um de nós que evocou nosso desejo de seguir o estilo de vida de Jesus, o olhar que continua sustentando nosso chamado missionário. O Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2022 (8 de maio de 2022) citou um provérbio do oriental para destacar o olhar de Deus sobre nós: “uma pessoa sábia, olhando para o ovo, vê uma águia; olhando para a semente ele vislumbra uma grande árvore; olhando para o pecador, vislumbra um santo”. O chamado de Deus está enraizado no que Deus vê em nós, a melhor versão do nosso próprio modo único de ser “imagem e semelhança de Deus” (cf. Gn 1, 27). Uma jornada vocacional é o desdobramento do sonho de Deus para cada pessoa, e não uma escolha humana de uma carreira.

Nosso ministério de acompanhar os jovens na descoberta do chamado de Deus flui do olhar amoroso de Deus sobre eles, que fazemos nossos. Assim, a nossa abordagem aos jovens terá a doçura e o amor com que Jesus olhou para aqueles que chamou (cf. Mc 10,21) e caminhou com os seus discípulos acolhendo-os como pescadores de homens (cf. Mt 4,19) e buscadores do tesouro escondido (Mt 13,44). A busca dos jovens pelo que é verdadeiro e bom na vida e o consequente encontro com Jesus, caminho, verdade e vida, só podem realizar-se na autêntica liberdade. Por isso, acompanhamos os jovens como colaboradores do Espírito da verdade que os guia em toda a verdade (Jo 16,13) e quando eles conhecerem a verdade, a verdade os libertará (Jo 8,31). O discernimento das vocações distingue o trigo do joio, o suave sussurro do Espírito Santo das ruidosas seduções.

A equipe de animação da Família Claretiana para a pastoral juvenil e vocacional preparou um guia intitulado “Um fogo que acende o coração” para animadores de pastoral juvenil para o acompanhamento vocacional. Este guia oferece inspiração evangélica e claretiana para a pastoral vocacional. Um coração como o de Claret em chamas com o amor de Deus incendeia os outros com esse amor. Agradeço à equipe de animação que o preparou de forma sinodal envolvendo missionários dos diversos ramos da família claretiana. Convido todos vocês a apoiar nossos pastores de jovens rezando pelas vocações, dando tempo e espaço para ouvir e acompanhar os jovens ao seu redor e colaborando com nossos pastores de jovens. As vocações florescem na Igreja quando todas as vocações são valorizadas, encorajadas e apoiadas como valiosos dons do Espírito para o crescimento da Igreja.

Encomendemos todos os jovens que o Senhor nos convida a acompanhar ao coração de Maria que ensina seus filhos a responder ao chamado de Deus com um “Fiat” firme.

Mathew Vattamattam, CMF

Superior Geral

31 de maio de 2022

Categorias

Arquivos

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos