Mensagem na Festa do Imaculado Coração de Maria 2022

Jun 24, 2022 | Mathew Vattamattam, Painel dos avisos

Queridos irmãos:

A Festa do Imaculado Coração de Maria é a festa da nossa identidade carismática na Igreja. Na festa do Sagrado Coração, contemplamos o coração de Jesus para nos conformarmos com ele. E então a Igreja nos convida a olhar para o Coração de Maria, para aprender a caminhar com Ele. Como Filhos do Coração de Maria, temos o ethos espiritual da ternura de seu coração.

Neste dia de festa, gostaria de destacar três coisas. A primeira é que ela tem seu coração enraizado em seu Senhor, e a melhor expressão disso está no Magnificat. Tudo é visto da perspectiva de Deus, e ela pode engrandecer e louvar ao Senhor, seu Salvador, por tudo o que acontece em sua vida.

A segunda é a audácia de sua resposta em seu fiat. Quando Deus a chamou, ela foi capaz de dizer sim sem saber tudo o que ia acontecer com ela. E enquanto caminhava com o Senhor, abraçava tudo o que lhe vinha sem ter que estar no centro do palco, sem ter que ser protagonista. E temos a melhor expressão também no que a Palavra de Deus diz: “Quem é minha mãe? Quem é meu irmão?” – aquele que faz a vontade de Deus. E ela tem a audácia de buscar e fazer a vontade de Deus em sua vida.

A terceira é sua maneira de andar. Nós a vemos na Bíblia seguindo Jesus, andando com os discípulos e estando presente sem chamar a atenção deles para ela. Mesmo quando os discípulos fugiam, ela estava ali ao pé da cruz. E ela é, talvez, a melhor expressão de um caminho sinodal: caminhar juntos, colocar Jesus no centro e fazer coisas juntos. E é por isso que vemos sua presença qualitativa nos momentos cruciais de Sua vida: ao pé da cruz, no Pentecostes e no Corpo Místico de Cristo. A Igreja é acompanhada pela sua presença constante e até pontilhada de aparições.

Como Filhos do seu coração, aprendamos a sua ternura de amor nas nossas relações, o seu enraizamento em Cristo, a audácia na nossa resposta e o caminhar sinodal em frente, colocando Cristo no centro, escutando-nos uns aos outros e escutando o Espírito Santo. Boa festa para todos vocês! Deus abençoe.

Pe. Mathew Vattamattam, CMF

25 de junho de 2022

Youtube Player

Categorias

Arquivos

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos