Convite do Padre Geral à Congregação

Set 2, 2022 | Mathew Vattamattam, Nairobi 2022

Queridos irmãos

Estamos nos preparando para um importante evento congregacional, que considero significativo após o último Capítulo Geral.

Nestes tempos de mudança, os Superiores Maiores de nossa Congregação, juntamente com o Governo Geral, se reúnem para refletir sobre o convite do Capítulo Geral e nos perguntar como podemos juntos fazer com que a Congregação viva sua vocação na Igreja com credibilidade e alegria. Uma das grandes preocupações deste encontro é sintonizar-nos com o Sonho de Deus, que juntos tecemos em oração durante o Capítulo Geral.

Então, uma das perguntas que fazíamos constantemente era: O que o Senhor está pedindo de nós em nossos tempos? Aquele Sonho de Deus para a Congregação que tecemos foi uma forma de articulá-lo com desígnios e compromissos. Todos os processos foram baseados em nosso desejo, nosso chamado a ser enraizados em Cristo e audaciosos na missão. Assim, estar enraizado em Cristo com audácia é a primeira tarefa. Como vivemos hoje a nossa vocação, fazendo de Cristo o centro da nossa vida e assumindo os vários compromissos para lhe dar o melhor lugar?

E a segunda coisa é ser audaciosos como pessoas enraizadas. A audácia enraizada e o heroísmo superficial na missão não duram muito. Coragem ou audácia é do Espírito Santo. E isso precisa que estejamos enraizados. Para viver como missionários arraigados e audaciosos em nosso tempo, precisamos da graça de Deus. Devemos percorrer o caminho sinodal, ouvindo uns aos outros e ao Espírito Santo.

O Governo Geral elaborou o seu Plano de Ação, e estes planos só fazem sentido quando praticados e internalizados nos respectivos Organismos Maiores. E essa será uma das grandes discussões para nós. O grande desafio para nós é andar e falar.

A Exortação do Capítulo, o Sonho e os sinais, etc., dão um mapa. Mas um mapa é um mapa. Não é o território. Devemos caminhar no território para alcançar a meta ou realizar o Sonho. E esta é uma jornada coletiva. E é por isso que este caminho sinodal ao qual o Papa nos convida é significativo para o modo como avançamos rumo ao futuro.

Pedimos a todos vocês que rezem por nós e se unam conosco para que juntos façamos nosso caminho para a frente, para Sonhar com Deus e realizar o Sonho como Missionários enraizados em Cristo e audaciosos na missão.

Deus os abençoe.

Pe. Mathew Vattamattam, CMF

Superior Geral

Youtube Player

News Categories

Archives

claretian martyrs icon
Clotet Year - Año Clotet
global citizen

Documents – Documentos